O Rei do Universo

*** Mandamentos ***

Jesus Cristo O Filho do Altíssimo

Um Misterioso Dia Legendado

A Sagrada Cruz de Jesus

A Sagrada Cruz de Jesus

Jesus Cristo A Porta da Salvação

Jerusalém Por Quem Dobram os Sinos

No Princípio Criou Deus Os Céus e A Terra

A Vivência Comunitária da Fé na Ressurreição


** A Vivência Comunitária da Fé na Ressurreição **
Este terceiro ponto, muitas vezes esquecido
é muito importante, É como a caixa de ressonância
de um violão. Sem ela, as cordas das palavras
bíblicas não reproduzem "A Música de Deus" no
coração do leitor. Como criar esta caixa de
ressonância da interpretação da "Bíblia"?
1- "Jesus" soube criar um ambiente de amizade
e de abertura, onde foi possível "Ele" ler
"A Bíblia" junto com os dois discípulos de Emaús.
Este é o primeiro passo: criar um ambiente de
amizade e de abertura entre as pessoas, não para
esconder os problemas da vida atrás de um sorriso:
mas para poder discutí-los e enfrentá-los, mesmo
se for preciso ir a "Jerusalém" de noite na
escuridão.
2- A "Bíblia" surgiu da caminhada de um povo
oprimido que, apoiado "Na Promessa de Deus",
buscava a sua Libertação. A interpretação da
"Bíblia" não pode ser neutra, nem pode ser separada
da vida e da história de nosso povo. Ela deve ser o
fermento de "Deus" neste processo de "Conversão" e
de mudança da morte para a "Vida", do medo para a
"Coragem"; do desespero para a "Esperança", da
opressão para a "Liberdade", que hoje marca a vida
de nossas comunidades.
3- A "Bíblia" nasceu dentro de uma comunidade
de "Fé". É só com o olhar de "Fé" desta mesma
comunidade que pode ser captada e entendida
"Plenamente" a sua mensagem. Este olhar não se
compra com dinheiro nem com estudo. Adquire-se,
vivendo na comunidade, participando da sua
caminhada e das suas lutas. Mesmo quando lemos a
"Bíblia sozinho, devemos lembrar sempre que estamos
o livro da comunidade. Ninguém tem o direito de
explicar "A Bíblia"do jeito que convém só a ele,
contrário aos interesses da comunidade. Pois
"A Bíblia" não é propriedade privada de ninguém.
Ela foi entregue aos cuidados do povo de "Deus",
para que "Este" realize a sua missão "Libertadora"
e revele aos olhos de todos "A Presença de Iavé",
"O Deus Vivo e Verdadeiro". Em outras palavras, a
"Bíblia" deve ser interpretada de acordo com o
sentido que lhe dá a comunidade e a Igreja. O modo
de pensar das comunidades do Brasil e da América
Latina foi resumido em Medellin e em Puebla. O
modo de pensar das comunidades do mundo inteiro é
definidopelos "Concilios Ecumênicos e pela palavra
autorizada dos papas.
4- A "Bíblia é, antes de tudo, "A Palavra de
Deus" para nós. Por isso, a sua interpretação e
leitura devem ser feitas com a convicção de "Fé"
de que "Deus" nos fala por meio da "Bíblia. E "Ele"
nos fala não para que nós nos fechemos no estudo e
na leitura da Bíblia, mas para que, pela leitura e
pelo estudo da Bíblia, possamos descobrir "A
Palavra Viva de Deus" dentro da história de nossa
comunidade e de nosso povo.
5- A interpretação da "Bíblia não depende só de
inteligência e de estudo, mas também do coração e
da ação do "Santo Espírito de Deus". "O Espírito
de Jesus" deve ter a oportunidade de nos falar
quando lemos "A Bíblia". Por isso, além do estudo
e da troca de idéias, a leitura da "Bíblia" deve
ter os seus momentos de "Silêncio", e de "Oração",
de "Canto e de Celebração", de "Troca de
Experiências e de Vivências.

Estes textos são a inspiração de vários teólogos
sobre "O Livro Erudito e Sagrado" " A Bíblia"
Pesquisas JC.

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