O Rei do Universo

*** Mandamentos ***

Jesus Cristo O Filho do Altíssimo

Um Misterioso Dia Legendado

A Sagrada Cruz de Jesus

A Sagrada Cruz de Jesus

Jesus Cristo A Porta da Salvação

Jerusalém Por Quem Dobram os Sinos

No Princípio Criou Deus Os Céus e A Terra

Aquele Que Intercede Por Nós - Jesus Cristo

Não peço que os tire do mundo, e sim que os guarde do mal.
Eles não são do mundo, como também Eu não Sou.
Santifica-os na Verdade; A Tua Palavra É A Verdade. (Jo 17:15 17)

Em João 15, Jesus ensinou que é Somente Estando e Permanecendo n'Ele que o Cristão Pode Frutificar de Forma que Agrade a Deus. Em João 16, Ele Prometeu a Vinda do Consolador, que Chegaria Para Auxiliar Os Seus Discípulos, Na Tarefa de Permanecer n'Ele. Em João 17, capítulo base do presente estudo, Jesus, pouco antes de Concluir Sua Missão Salvadora, através de Sua Morte na Cruz, Intercede, não somente por Seus Discípulos, mas por todos os Salvos, incluindo eu, você e todos aqueles que vierem a Crer por intermédio da Palavra de Deus.
 I-  Olhando Para Jesus
Os quatro evangelhos da Bíblia mostram Jesus orando muitas vezes, de muitas maneiras e por muitos motivos. Mas, em João 17, encontramos a Oração mais Emocionante e Marcante feita pelo Filho de Deus. Sua Missão estava por ser Concluída e se aproximava a hora da Sua Crucificação. Antes, porém, Jesus passaria momentos dolorosos no Getsêmani, onde em agonia (Lc 22:44), Suaria Sangue. Foi com a imagem do Getsêmani, da Via Dolorosa, da Indigna Cruz, da morte atroz, na mente, que Jesus deixou escapar de seus lábios esta magnífica oração. A poucas horas da morte, Ele Intercede Por Si Próprio, Por Seus Discípulos e Por Sua Igreja.
Intercessão por si próprio:
Jesus estava se despedindo de Seus Discípulos, quando disse: No mundo, tereis aflições; mas tende Bom Ânimo; Eu Venci o mundo (16:25-33). Cristo deixa claro que o propósito de Deus havia sido Alcançado por Ele e teria continuidade e conclusão pela Ação Poderosa do Espírito Santo, que usaria os discípulos e a Igreja (16:1- 24). Para que assim fosse feito, Jesus ficou em pé, abriu os olhos, fixou-os no céu e começou a interceder, primeiramente, por Si: Pai é chegada a hora; Glorifica a Teu Filho, para que o Filho Te Glorifique a Ti (v.1). É uma conversa íntima com Seu Pai.

Até o versículo cinco, Jesus pede a Glória Mútua, d'Ele e do Pai: ...Glorifica-me, ó Pai, Contigo Mesmo, com a Glória que eu tive junto de Ti, antes que houvesse mundo (v.5). Por que Jesus pede a Glorificação? Porque Ele Completou, na terra, a Obra que o Pai lhe Confiou! O Filho Recebeu Autoridade para dar a Vida Eterna a todos os que o Pai lhe deu, e, por causa disso, estes conheceriam o Pai e o Filho (v.3). Na verdade, tudo isso seria concretizado na terrível cruz e na Gloriosa Ressurreição, mas Cristo fala como se tudo já fosse fato Consumado, uma vez que enfrentaria o ódio, a corrupção, a traição, o abandono, a afronta, a ignomínia, a impiedade, enfim, tudo e todos, e iria fazê-lo sem recuar, por amor aos homens pecadores. Por isso, pede ao Pai que lhe dê a Glória que tinha antes que houvesse mundo. Que significado tem essa Glória? Ele está afirmando que Seu Pai é o Deus Eterno e que Ele, por Ser Seu Filho, é preexistente, É Eterno, É Divino, uma verdade que João já declarara no início de seu evangelho, quando afirma que o Filho É antes de todas as coisas e que todas as coisa foram feitas por Ele (Jo 1:1-14). Portanto, as naturezas, Divina e Humana, de Jesus, bem como Sua Obra Expiatória e tudo o que ele fez, estavam na Mente de Deus, desde a fundação do mundo, e, por isso, chegara o momento em que tudo Seria Consumado no Filho. E porque todas as Ações do Filho Produziriam Grande Glória a Seu Pai, Em Sua Volta para Casa, Ele Seria Entronizado e Glorificado.
2. Intercessão pelos discípulos:
A intercessão continua. Agora, Cristo Ora por Seus Discípulos
(Jo 17:6-19).

Conversa com o Pai sobre eles. Jesus fitava os seus discípulos e comovia-se por deixá-los, preocupando-se com o que aconteceria com eles após Sua morte. Nesse clima, ele dialoga com seu Pai. Seu Profundo Afeto por seus discípulos não era de então; ele já lhes havia revelado o Pai a eles (v. 6-7) e entregue as Palavras do Pai (v. 8-14), Orado por eles (v. 9-10); já os havia Protegido (v.12) já havia Se Santificado para a Santificação deles (v.19) e já os havia enviado ao mundo (v.18).2 Ele sempre demonstrou preocupação com a vida e com a história dos discípulos. Veja que cena comovente: Jesus está perto de passar pela experiência mais cruel de toda a história humana, e, ainda assim, encontra forças para amar e cuidar de seus discípulos. Assim como o Pai Deu-Lhe Um Ministério Vigoroso e Vitorioso, Jesus quer que o Pai dê aos discípulos um Ministério Frutífero e Alegre, que expresse a continuidade do Seu (v.13). Por isso, Ele Pede que o Pai os Una (v.11), que "O Pai os Conceda Paz (v.13), que o Pai os Proteja (v.15-16) e que o Pai os Santifique (v.17).

A Chave da Intercessão de Jesus por eles é a Perseverança. O fato de Ele Orar Por Perseverança sugere que isso não é algo automático para os cristãos; depende deles continuarem crendo em Jesus e Guardando Sua Palavra, e, Sobretudo, em Última Instância, do Poder de Deus. Jesus iria Voltar Para Casa, mas queria que os discípulos entendessem que Seu Pai não é um Deus Distante, Um Ser Intocável, Insensível, mas Deus Presente. Ao Rogar que Seu Pai não os tire do mundo, Ele não lhes prometeu uma vida utópica, uma vida sem problemas e contrariedades. Pelo contrário, almejava que os percalços da existência pudessem lapidá-los. Sabia que o Oásis é Mais Belo quando construído no deserto, e não nas florestas. Desta forma, Jesus não queria tirar do caminho as pedras que perturbavam as trajetórias de seus discípulos, mas desejava que elas se tornassem tijolos para desenvolver neles uma humanidade elevada. Por tudo isso, Jesus roga que seu Pai cuide deles, especialmente nos dias maus.
3- Intercessão pela Igreja:
Por último, Jesus intercede por aqueles que Vão Crer na Mensagem Pregada pelos Discípulos (17:20-26). Ele Vê Antecipadamente a Conversão de milhões ou bilhões de pessoas (v.20).

A Evangelização do mundo não fracassaria! A Intercessão de Cristo tem dois grandes alvos: 1) que os salvos, ao longo da história, sejam um, unidos num só propósito espiritual; 2) que a Igreja esteja sempre unida a Cristo e ao Pai, na forma como estes estão unidos eternamente (v.21). Com isso, Jesus ora por uma unidade mundial (cf. Ap 7:9-10) e revela seu desejo de preservar a pureza da Igreja até que ele volte. O Senhor da Igreja faz cinco pedidos ao Pai em favor dela. Ele pede que o Pai a unifique (v.20-22), que a Igreja honre o Filho (v.21b), que demonstre o amor de Cristo (v.23), que desfrute do amor de Deus (v.25 e 26) e que desfrute a glória de Cristo nos céus para sempre (v.24).7 Seu desejo é que a Igreja participe com ele da glória que ele tinha, antes que o mundo fosse criado por ele (v.24). Jesus deseja que sua unidade com seu Pai contagie os discípulos e se espalhe por toda a Igreja em todos os tempos (v.21). Não é a unidade organizacional, denominacional, institucional, mas orgânica, a unidade do corpo vivo de Cristo. Jesus termina sua intercessão afirmando que o mundo não conheceu ao Pai, mas os discípulos o conheceram, através do Filho (v.25). Ele declara que ainda vai revelar o Pai com mais intensidade aos discípulos, e, por extensão, ao mundo, em seu último e decisivo ato messiânico, na cruz (v.26). Seu desejo final e Mais Relevante é que o Amor de Deus esteja nos discípulos e em todos os que n'Ele Crerem. Antes de exigir dos salvos obediência às suas próprias regras, leis, estatutos e juízos,

Ele quer que seu amor transborde neles para que possam cumprir espontânea e prazerosamente todos os seus preceitos.
II – Praticando A Palavra De Deus
Interceda pela Verdade e pela Santidade da Igreja - Jesus orou: Santifica-os na Verdade; a Tua Palavra é a Verdade (v.17). Sua Intercessão Revela que, se o Pai não guardar os Salvos em Seu Nome, estes se desviam da Verdade e se corrompem no pecado. Precisamos ser um povo Fiel ao Nome de Deus! Carregamos Seu Nome, Sua Reputação, Suas Obras, Suas Promessas, Suas Bênçãos. Ore para que a igreja onde está Seja o Reflexo desta Oração de Cristo. Interceda ao Pai, pedindo-lhe que o ajude a superar os enganos doutrinários e a impureza moral (v.15), a fim de que o mundo conheça a igreja que se Santifica em Cristo Jesus e que Ama e Vive na Verdade de Deus. Interceda pela Missão Evangelizadora da Igreja - Jesus Orou: Assim Como Me Enviaste ao mundo, Eu os enviei ao mundo (v.18). Sua intercessão Revela que Ele faz de Sua Missão o Modelo para a Nossa, pois assim como Ele entrou em nosso mundo, devemos entrar no mundo das pessoas. Ele Orou por Aqueles que Creriam Nele, por intermédio da Sua Palavra (v.20). Ele viu você ouvindo a pregação, fazendo o estudo bíblico, sendo salvo!
Interceda Pela Missão Evangelizadora da Igreja!

 Que o Espírito Santo incomode você e sua família a entrarem no mundo dos pecadores, e com ousadia espiritual, pregar-lhes a Palavra de Cristo. Abra os olhos Espirituais e, pela Fé, veja os pecadores sendo salvos e entrando na Igreja!
Interceda pela Unidade Espiritual da Igreja
- Jesus Orou: ...a fim de que todos sejam um, e como és Tu, ó Pai, em Mim e Eu em Ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que Tu me Enviaste (v.21). Sua intercessão revela que Ele Pede Unidade entre os Apóstolos e os que Serão Salvos até a Sua Volta (v.20 e 21). É uma oração para que haja uma continuidade histórica entre os apóstolos e a igreja pós-apóstolos, para que a igreja em todas as eras seja genuinamente apostólica, leal [à Bíblia Sagrada e tenha unidade] com o Pai e o Filho. Interceda para que a Igreja tenha essa unidade dupla: com a Doutrina dos Apóstolos (Uma Verdade Comum) e com o Pai e o Filho (uma vida comum). Oremos para que a Unidade Baseada na Verdade e na Vida, ou Seja, a Unidade Espiritual seja mais substanciosa do que a unidade denominacional. Conclusão
De fato, é Impressionante a Oração Feita por Jesus em João 17.

 Momentos antes da pior hora, a hora do gemido, da dor, da morte, ele deixa sair do fundo de sua alma palavras profundas, emocionantes, vibrantes, que enchem nossos corações de esperança. Sua íntima comunhão com o Pai é manifestada como o modelo para a nossa comunhão uns com os outros e com Eles. Sua Eterna Unidade com o Pai é Revelada como o molde da Nossa Comunhão com os Salvos e com Eles. Sua Misericordiosa Compaixão para com os ainda não salvos é a Inspiração para o nosso mover em Direção a Estes, repartindo-lhes o Pai e o Filho. Que as profundas e ricas palavras de Jesus nessa extraordinária oração entrem profundamente em nossos corações e transformem nossa vida substancialmente. Amém!
DEC – PC@maral
http://blogdopcamaral.blogspot.com/2011/02/jesus-cristo-e-aquele-que-intercede-por.html#

Portanto, Acolhei-vos Uns aos Outros, Como Também Cristo Nos Acolheu Para A Glória de Deus. (Rm 15:7) Em Busca de Uma Conduta Cristã Mais Correta...

* JC Channell - YouTube * http://www.youtube.com/user/JCBand777

Importante Documento Sobre Jesus A Carta Que Não Está Na Bíblia Sagrada


* Como Era  A Pessoa de Jesus  Cristo
- Carta do Governador para Cesar,
descrevendo o Mestre Nazareno.
"...Dizem os hebreus que nunca viram um homem semelhante,
nem doutrinas iguais às suas..." Carta do governador da Judéia, Públios Lentulus, ao César Romano: Documento arquivado em Roma


- Soube ó César, que desejavas informações acerca desse homem virtuoso que se chama Jesus, que o povo considera um profeta, e seus discípulos, O filho de Deus, Criador do Céu e da Terra.
Com efeito, César, todos os dias se ouvem contar d'Ele coisas maravilhosas. Numa palavra, Ele Ressuscita os mortos e cura os enfermos.


É um homem de estatura regular, em cuja fisionomia se reflete tal doçura e tal dignidade que a gente sente obrigado a amá-lo e temê-lo ao mesmo tempo. A sua cabeleira tem até as orelhas, a cor das nozes maduras e, daí aos ombros tingem-se de um louro claro e brilhante; divide-se uma risca ao meio, á moda nazarena. A sua barba, da mesma cor da cabeleira, e encaracolada, não longa e também repartida ao meio. Os seus olhos severos têm o brilho de um raio de sol; ninguém o pode olhar em face. Quando ele acusa ou verbera, inspira o temor, mas logo se põe a chorar. Até nos rigores é afável e benévolo. Diz-se que nunca ninguém o viu rir, mas muitas vezes foi visto chorando. As suas mãos são belas como seus braços, toda gente acha sua conversação agradável e sedutora. Não é visto amiúde em público e, quando aparece, apresenta-se
modestissimamente vestido. O seu porte é muito distinto. É Belo. Sua mãe, aliás, é a mais Bela das mulheres que já se viu neste país...Se o queres conhecer, ó César, como uma vez me escreveste, repete a tua ordem e eu te o mandarei. Se bem que nunca houvesse estudado, esse homem conhece todas as ciências.

Anda descalço e de cabeça descoberta.
Muitos riem, quando ao longe O enxergam; desde que  porém, se encontram face a face com Ele, tremem e Admiram-no.
Dizem os hebreus que nunca viram um homem semelhante,
nem Doutrinas Iguais às Suas. Muitos Crêem que Ele Seja Deus,
outros afirmam que é teu inimigo, ó César. Diz-se ainda que Ele nunca desgostou ninguém, Antes Se Esforça Para Fazer Toda Gente Venturosa. OBS 1: A descrição acima foi traduzida de uma carta de Públius Lentulus a César Augusto, Imperador de Roma.
Públius Lentulus foi predecessor de Pôncio Pilatos como governador da Judéia,  na época em que Jesus Cristo iniciou seu ministério. O texto original encontra-se na biblioteca do Vaticano. Comprovada sua autenticidade, tornou-se, fora da Bíblia, o documento mais importante sobre a pessoa de Jesus.

OBS 2: Sabemos também que após a crucificação de Cristo Públius Lentulus tornou-se seu seguidor e, juntamente com sua filha Lívia, levava a palavra de Deus aos povos da época.