O Rei do Universo

*** Mandamentos ***

Jesus Cristo O Filho do Altíssimo

Um Misterioso Dia Legendado

A Sagrada Cruz de Jesus

A Sagrada Cruz de Jesus

Jesus Cristo A Porta da Salvação

Jerusalém Por Quem Dobram os Sinos

No Princípio Criou Deus Os Céus e A Terra

* * A Mensagem Central da "Bíblia" * *

Qual é em poucas palavras, a Mensagem
Central da Bíblia? A resposta não é fácil,
pois depende de vivência. Se você gosta de
uma pessoa e alguém lhe pergunta: "Qual é,
em poucas palavras, a mensagem desta pessoa
para você?" Aí não é fácil responder.
O resumo da pessoa amada é seu nome! Basta
você ouvir, lembrar ou pronunciar o nome, e
este lhe tráz à memória tudo o que a pessoa
amada significa para você. Não é assim? Pois
bem, o resumo da Bíblia, a sua Mensagem
Central, é o "Nome de "Deus"!
O Nome de "Deus é "Iavé, Jeová ou Javé",
cujo sentido "Ele" mesmo revelou e explicou
ao povo (Exodos 3,14). "Iavé, Jeová ou Javé",
significa "Emmanuell" isto é "Deus Conosco",
"Deus Presente" no meio de seu povo para
Libertá-lo. "Deus" quer "Ser Iavé" para nós!
E "Ele" deu provas bem concretas de que esta
é a "Sua Vontade". A primeira prova foi a
Libertaçãodo Egito. A última prova está sendo,
até hoje, "A Ressurreição de Jesus", chamado
"Emmanuell" (Mateus 1,23). Pela Ressurreição
de "Jesus","Deus" venceu as forças da morte e
abriu para nós "O Caminho da Vida".
Por tudo isso é difícil resumir em poucas
palavras aquilo que "O Nome de Deus" evoca na
mente, no coração e na memória do povo por
"Ele" Libertado. Só mesmo o povo que vive e
celebra a "Presença Libertadora de Deus" no
seu meio pode avaliá-lo.
Na nossa Bíblia, "O Nome Iavé" foi traduzido
por "Senhor". É a palavra que mais ocorre na
Bíblia. Milhares de vezes! Pois "O Próprio Deus"
"Falou"; "Este É Meu Nome Para Sempre!" Sob "Este
Nome" quero Ser Invocado, de geração em geração!"
(Exodos 3,15). Faz um bem tão grande você ouvir,
lembrar ou pronunciar o nome da pessoa amada.
Aquilo ajuda tanto na vida! Dá Força eCoragem,
Consola e Orienta, Corrige e Confirma. Um Nome
assim não pode ser usado em vão! Seria uma
blasfêmia usar "O Nome de Deus" para justificar
a opressão do povo, pois "Iavé" significa "Deus
Libertador"!
O Nome "Iavé é o centro de tudo, tantas vezes
""Deus" o afirma: "Eu Quero Ser "Iavé" para vocês,
e vocês devem ser o Meu povo! Ser o povo de "Iavé"
significa: ser um povo onde não há opressão como
no Egito: onde o irmão não explora o irmão: onde
Reinem a Justiça, o Direito, a Verdade e "As Leis
dos Déz Mandamentos": onde "O Amor"aá "Deus" é iguál
ao "Amor ao Próximo". Esta é a "Mensagem Central da
Bíblia": é o apelo que "O Nome de Deus" faz à todos
aqueles que querem pertencer ao Seu povo.
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*** * A Esperança dos Profetas * * * *


* * A Esperança nas Profecias * *
Caindo e levantando, o povo foi andando, procurando
ser o povo de "Deus" e buscando atingir pra sí e para
os outros os bens da "Promessa Divina". Muitas vezes,
porém, esquecia 'O Chamado de Deus" e se acomodavam. Em
vez de Servir a "Deus", queriam que "Deus" servisse o
projeto que eles mesmos tinham inventado. Invertiam a
situação. É nestas horas que surgiam "Os Profetas" para
denunciar o erro e para anunciar de novo "A Vontade de
Deus" ao povo.
A Bíblia conserva as palavras de "Quatro Profetas
chamados Maiores": "Isaias", "Jeremias", "Ezequiel",
"Daniel, e de doze Menores. Muitos outros Profetas são
mensionados na Bíblia. O Maior deles foi "Elias". Os
Profetas,cujos nomes gestos e palavras foram conservados,
São como Flores. Eles supõem o chão, a semente e a planta
destes Profetas são as comunidades que lhes transmitiram
a Fé: são os inúmeros Profetas locais, cujos nomes foram
esquecidos.È como hoje.Os grandes Profetas são conhecidos
no pais inteiro, mas eles só puderam surgir graças ao
povo anônimo e Fiel das suas comunidades.
Diante das falhas constantes do povo, desviado por
seus falsos líderes, os Profetas começaram a alimentar no
povo uma nova Esperança. Diziam; no futuro, 'O Projeto de
Deus" será realizado,através de "Um Enviado Especial", "Um
Novo Líder", "Fiel e Verdadeiro", chamado "Messias".
Foi esta "Esperança Maior", alimentada pelos Profetas,
que sustentou o resto Fiel do povo e o ajudou a superar as
duras crises de sua caminhada. O resto Fiel eram sobretudo
os pobres que punham sua Esperança" unicamente em "Deus"
(Sf. 3,12). Como a mãe que enfrenta as dores do parto,
porque tem amor à vida nova que ela carrega dentro de sí,
assim os pobres enfrentavam as dores da caminhada, porque
tinham amor à "Promessa Divina" que eles carregavam dentro
de sí. Eles acreditavam na "Vida Nova" que dela haveria de
surgir para todos os homens. Esta "Vida Nova" chegou
finalmente, em "Jesus Cristo", "O Messias".
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* * A Esperança dos Pobres nas Profecias * *

* Realiza-se em "Jesus Cristo" e nas Comunidades *
Para realizar a "Missão" do "Messias", "Deus" não
mandou qualquer um. Mandou "Seu Próprio Filho"! "Jesus"
"O Filho de Deus", realizou "A Promessa do Pai", trouxe
a "Libertação" para o povo e "Anunciou A Boa Nova do
Reino" aos pobres.
A pregação de "Jesus" não agradou a todos. Os
doutores da lei, os fariseus,os saduceus e os sacerdotes
imaginavam a "Vinda do Reino" como uma simples inversão
da situação, sem mudança real no relacionamento entre os
homens e entre os povos. Eles, os judeus, dominados pelos
romanos, ficariam por cima e seriam os senhores do mundo,
e os que estavam por cima ficariam por baixo.
Mas não era assim que "Jesus" entendia "O Reino do Pai"
"Ele" queria uma mudança radical. Para "Ele" opovo de "Deus"
tinha que ser um povo irmão e servidor, e não um povo
dominador a ser servido pelos outros povos (Mateus 20,28).
"Jesus iniciou esta mudança; colocou-Se do lado dos
pobres, marginalizados pelo sistema dos líderes judeus,
denunciou este sistema como contrário à "Vontade do Pai"
e convocava à todos para mudar de vida. Mas os grandes não
quizeram. O que era "Boa Notícia" para os pobres era má
notícia para os grandes, pois "Jesus" exigia deles que
abandonassem seus privilégios injustos e as suas idéias de
grandeza e de poder. Eles preferiram as suas próprias idéias
rejeitaram "O Apelo de Jesus" e o mataram na cruz com o apoio
dos romanos.
Foi aí que "O Pai" mostrou de que lado "Ele" estava. Usando
"O Seu Poder" que protege a Vida, "Ressucitou Jesus". Animados
por este mesmo "Poder de Deus" que vence a morte, os seguidores
de "Jesus", "Os Primeiros Cristãos", organizaram a sua vida em
pequenas comunidades,, viviam em "Comunhão Fraterna", Tinham
tudo em comum e já não havia mais necessitados entre eles
(Atos 2, 42-44).
Assim a vida nova, prometida no "Antigo Testamento" e
trazida por "Jesus", apareceu aos olhos de todos na vida dos
primeiros Cristãos. Eles se tornaram "A Carta de Cristo",
reconhecida e lida por todos os homens (Cf 2 2Coríntios 3,2-3).
Neles apareceu "O Novo Testamento"! Foi na vida comunitária dos
primeiros Cristãos, sustentada pela Fé em "Jesus Vivo" no meio
deles, que apareceu uma amostra clara do "Projeto" que "O Pai"
tinha em mente quando chamou "Abraão" e quando decidiu Libertar
Seu povo do Egito.
"Jesus", trouxe "A Chave" para o povo poder entender o
"Sentido Verdadeiro" da longa caminhada do "Antigo Testamento".
Os primeiros "Cristãos", usando esta chave, conseguiram abrir a
porta da Bíblia e souberam entender e realizar "A Vontade do Pai"
O "Antigo Testamento" é o botão. "O Novo Testamento" é a Flor que
nasceu do botão. Um se explica pelo outro. Um sem o outro não se
entende. Como eles, assim também nós devemos reler a nossa
história à "Luz de Cristo", com a ajuda da Bíblia, e tentar
descobrir dentro dela "O Apelo de Deus", desde o seu começo.

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*** Como Ler com Proveito "A Bíblia" ***


A experiência da Ressurreição, vivida em
comunidade, foi o grande estalo que iluminou
os olhos e revelou aos "Cristãos" o sentido
da Bíblia e da própria vida. A história dos
discípulos de "Emaús" mostra isso bem
Claramente, pois "Jesus" aparece aí como
"Intérprete da "Bíblia e da Vida".
Quando no dia da "Páscoa", os dois
discípulos andavam pela estrada , "Jesus"
caminha com eles, mas eles não o reconheceram
(Lucas 24,15-16). Faltava a "Luz" nos olhos.
Faltava a experiênciada "Ressurreição". Quando
finalmente, o reconheceram na partilha do "Pão".
"Jesus" desapareceu (Lucas 24,30-31). Pois,
nesta hora, "Jesus entrou para dentro deles,
e eles mesmos ressucitaram. Venceram o desânimo
e voltaram para Jerusalém, onde estavam os
poderes que, matando "Jesus", tinham matado
neles "A Esperança". Mas eles já não o temiam.
Neles estava "A Força Maior", "A Força de Vida"
que Vence a morte.
A Bíblia teve um papel muito importante
nesta transformação que se "Operou" nestes dois
discípulos. "Jesus" usou "A Bíblia" nã tanto
para enriquecer os dois com idéias bonitas, mas
muito mais para "Suscitar" neles aquela mudança
do medo para "A Coragem", do desespero para "A
Esperança", da separação para "O Reencontro",da
fuga para "O Enfrentamento", da morte para "A
Vida". Vale a pena a gente ver mais de perto o
jeito com que "Jesus" usou "A Bíblia". Ele serve
de modelo para nós.
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*** O Primeiro Círculo Bíblico ***

A conversa de "Jesus" com os discípulos
de Emaús foi o "Primeiro Círculo Bíblico".
Nele aparecem três pontos que devem estar
sempre presentes na leitura na interpretação
que fazemos da "Bíblia".
1- Reflexão sobre a Realidade; "Jesus"
soube criar um ambiente de conversa e, com
muito jeito forçou os dois a falar sobre a
vida que eles estavam levando. Na conversa
apareceu toda a realidade; a tristeza, o
desânimo, a frustação dos dois, a falsa
esperança de um "Messias Glorioso", a decisão
do governo e dos sacerdotes de condenar "Jesus"
à cruz e à morte, a conversa das mulheres que
provocou espanto, a incapacidade dos dois em
"Crer" nos pequenos "Sinais de Esperança"
(Lucas 24, 13-24).
2- Estudo da própria Bíblia; "Jesus" usou
"A Bíblia" não tanto para interpretar e ensinar
"A Bíblia", mas muito mais para com ela
interpretar os fatos da vida e animar os dois
rapazes. Refletiu com eles, fez ver que estavam
errados na sua maneira de explicar os fatos da
vida e mostrou, com "A Luz da Bíblia", que os
fatos não estavam escapando da "Mãos de Deus".
Isto exigia dele um conhecimento profundo da
"Bíblia". "Jesus" conhecia a "Bíblia". Junto
com os dois, "Ele" soube encontrar aqueles
textos de "Moisés" e dos Profetas que pudessem
trazer alguma "Luz" para a situação de tristeza
e mudar as idéias erradas que eles tinham também
na cabeça. "Jesus" não teve medo de criticar
interpretações erradas da "Bíblia". Pois,
O Texto Bíblico" tem um "Sentido Certo" que deve
ser respeitado, para evitar que se manipule o
texto em favor das próprias idéias, como os judeus
faziam (Lucas 24, 25-27).
- Vivência Comunitária da Fé na Ressurreiçao;
"Jesus" andou com eles, conversou, criou um
ambiente de abertura e teve a paciência de
escutá-los. Falando da vida e da "Bíblia", agradou
tanto que o coração dos dois se esquentou, e eles
chegaram a convidá-lo para o jantar. Ficou com eles,
sentou-se à mesa, rezou com eles e fez a partilha do ~
pão, como se tornou costume entre os Cristãos que
tinham tudo em comum. "Jesus" não só falou, mas
colocou gestos bem concretos de amizade. Ora,tudo
isso é o ambiente da comunidade, onde se procura
viver como "Irmão". É aí que se faz a experiência
da "Ressurreição do Cristo Vivo" no meio de nós: a
experiência de "Iavé" "O Deus Libertador"
(Lucas 24,28-32).
Quando estes três elementos estão presentes na
interpretação da "Bíblia", aí a Bíblia atinge seu
objetivo e acontece "O Milagre da Mudança": os
discípulos descobrem "A Força da Palavra de Deus"
presente nos fatos, começam a praticá-la e tudo se
tranforma; os olhos se abrem, as pessoas mudam; a
cruz, vista como sinal de morte e de desespero,
tornou-se "Sinal de Vida e de Esperança: o medo
desaparece, "A Coragem Reaparece": as pessoas se
unem, se reencontram e começam a partilhar entre
sí a "Sua Experiencia de Ressurreição": os poderes
que oprimem e matam já não causam desânimo: os dois
discípulos começam a reler a sua própria caminhada
e descobrem que tudo começou quando "Jesus" falava
com eles sobre a vida e sobre "A Bíblia"; "A Fé" se
afirma, "A Esperança se Renova" e "O Amor" abre
novos caminhos (Lucas 24, 33-35).
Postagem:
*** O Primeiro Círculo Bíblico ***
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*** A Reflexão sobre a Realidade ***


Interpretar A Bíblia, sem olhar a realidade
da vida, é o mesmo que manter o sal fora da
comida, a semente fora da terra, a luz debaixo
da mesa; é como galho sem tronco, olhos sem cabeça
rio sem leito.
Pois "A Bíblia" não é o primeiro livro que
"Deus" escreveu para nós, nem o mais importante.
O primeiro livro é "A Natureza", Criada pela
"Palavra de Deus"; são os fatos, os acontecimentos
a história, tudo que existe e acontece na vida do
povo; é a realidade que nos envolve, "Deus" quer
comunicar-se conosco através da vida que vivemos.
Por meio dela,"Ele" nos transmite "A Sua Imagem
de Amor e de Justiça.
Mas nós seres humanos, por causa dos nossos
pecados, organizamos o mundo de tal maneira e
criamos uma sociedade tão torta, que já não é mais
perceber claramente a "Vóz de Deus" nesta vida que
vivemos. Por isso "Deus" escreveu um segundo livro
que é "A Bíblia". "O Segundo Livro" não veio para
substituir "O Primeiro". A Bíblia não ocupa o lugar
da vida. "A Bíblia" foi escrita para nos ajudar a
entender melhor "O Sentido da Vida" e perceber a
"Presença da Palavra de Deus" dentro da nossa
realidade.
Santo Agostinho resumiu tudo isto da seguinte
maneira: "A Bíblia", "O Segundo Livro de Deus", foi
escrita para nos ajudar a decifrar o mundo, para nos
devolver o olhar da Fé e da Contemplação, e para
transformar toda "A Realidade" numa "Grande Revelação
de Deus".
Por isso,quem lê e estuda "A Bíblia", mas não olha
a realidade do povo oprimido nem luta psla justiça e
pela Fraternidade, é infiel à "Palavra de Deus" e não
imita "Jesus Cristo". São semelhantes aos fariseus
que conheciam "A Bíblia" de cor, mas não a praticavam.

*** Páginas Relacionadas ***
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*** O Estudo Consciênte da "Bíblia" ***


*** O Estudo Consciênte da Bíblia ***
O estudo da Bíblia deve ser feito com
muita seriedade e disciplina. Considere a
leitura que você faz da Bíblia como uma
conversa sua com "Deus". Ora, quando a gente
conversa com alguém, deve tomar as palavras
dos outros como elas são ditaspor eles. Nós
não podemos colocar as nossas idéias dentro
das palavras de outrem. Isto seria uma falta
de honestidade. Não podemos tirar do texto
nenhum sentido, a não ser aquele que está
dentro do texto.
Convém ser severo e exigente consigo mesmo
neste ponto. Nunca manipular o texto em favor
de nossas próprias idéias!
Mas um texto pode ser lido com duas
mentalidades: com a mentalidade avarenta de
um pão-duro ou com a mentalidade generosa de
um mão-aberta. A gente deve ser generoso e
nunca avarento na interpretação da "Bíblia".
Isto quer dizer: ler não só nas linhas, mas
também nas entrelinhas. Em todos os textos
sempre há duas coisas: as coisas ditas
abertamente nas linhas, e as coisas ditas
veladamente nas entrelinhas. As duas vem do
autor do texto, e as duas são igualmente
importantes.
Como descobrir o que o autor diz nas
entrelinhas? Usando a inteligência, o coração
e a imaginação, perguntando sempre: 1- Quem é
que está falando no texto e a quem? 2- O que
ele está querendo dizer e por quê? 3- Em que
situação ele está falando ou escrevendo e qual
o jeito que ele usa para dar o seu recado?
4- Qual o ambiente que ele usa por meio das suas
palavras e qual o interesse que ele defende?
Estas e outras perguntas ajudam a gente a puxar
a cortina e a perceber o que existe nas
entrelinhas dos "Textos Sagrados".
Além disso, as introduções de cada livro, as
notas ao pé das páginas, as referências para
outros "Textos Bíblicos", os mapas geográficos e
o vocabulário que nós encontramos na "Bíblia",
foram feitos para ajudar-nos na descoberta do
sentido certo e exato do texto. E aquí lembrar
o seguinte; nadar se aprende nadando.
O conhecimento da "Bíblia" se adquire através de
uma prática constante da leitura e se possível
diáriamente.

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A Vivência Comunitária da Fé na Ressurreição


** A Vivência Comunitária da Fé na Ressurreição **
Este terceiro ponto, muitas vezes esquecido
é muito importante, É como a caixa de ressonância
de um violão. Sem ela, as cordas das palavras
bíblicas não reproduzem "A Música de Deus" no
coração do leitor. Como criar esta caixa de
ressonância da interpretação da "Bíblia"?
1- "Jesus" soube criar um ambiente de amizade
e de abertura, onde foi possível "Ele" ler
"A Bíblia" junto com os dois discípulos de Emaús.
Este é o primeiro passo: criar um ambiente de
amizade e de abertura entre as pessoas, não para
esconder os problemas da vida atrás de um sorriso:
mas para poder discutí-los e enfrentá-los, mesmo
se for preciso ir a "Jerusalém" de noite na
escuridão.
2- A "Bíblia" surgiu da caminhada de um povo
oprimido que, apoiado "Na Promessa de Deus",
buscava a sua Libertação. A interpretação da
"Bíblia" não pode ser neutra, nem pode ser separada
da vida e da história de nosso povo. Ela deve ser o
fermento de "Deus" neste processo de "Conversão" e
de mudança da morte para a "Vida", do medo para a
"Coragem"; do desespero para a "Esperança", da
opressão para a "Liberdade", que hoje marca a vida
de nossas comunidades.
3- A "Bíblia" nasceu dentro de uma comunidade
de "Fé". É só com o olhar de "Fé" desta mesma
comunidade que pode ser captada e entendida
"Plenamente" a sua mensagem. Este olhar não se
compra com dinheiro nem com estudo. Adquire-se,
vivendo na comunidade, participando da sua
caminhada e das suas lutas. Mesmo quando lemos a
"Bíblia sozinho, devemos lembrar sempre que estamos
o livro da comunidade. Ninguém tem o direito de
explicar "A Bíblia"do jeito que convém só a ele,
contrário aos interesses da comunidade. Pois
"A Bíblia" não é propriedade privada de ninguém.
Ela foi entregue aos cuidados do povo de "Deus",
para que "Este" realize a sua missão "Libertadora"
e revele aos olhos de todos "A Presença de Iavé",
"O Deus Vivo e Verdadeiro". Em outras palavras, a
"Bíblia" deve ser interpretada de acordo com o
sentido que lhe dá a comunidade e a Igreja. O modo
de pensar das comunidades do Brasil e da América
Latina foi resumido em Medellin e em Puebla. O
modo de pensar das comunidades do mundo inteiro é
definidopelos "Concilios Ecumênicos e pela palavra
autorizada dos papas.
4- A "Bíblia é, antes de tudo, "A Palavra de
Deus" para nós. Por isso, a sua interpretação e
leitura devem ser feitas com a convicção de "Fé"
de que "Deus" nos fala por meio da "Bíblia. E "Ele"
nos fala não para que nós nos fechemos no estudo e
na leitura da Bíblia, mas para que, pela leitura e
pelo estudo da Bíblia, possamos descobrir "A
Palavra Viva de Deus" dentro da história de nossa
comunidade e de nosso povo.
5- A interpretação da "Bíblia não depende só de
inteligência e de estudo, mas também do coração e
da ação do "Santo Espírito de Deus". "O Espírito
de Jesus" deve ter a oportunidade de nos falar
quando lemos "A Bíblia". Por isso, além do estudo
e da troca de idéias, a leitura da "Bíblia" deve
ter os seus momentos de "Silêncio", e de "Oração",
de "Canto e de Celebração", de "Troca de
Experiências e de Vivências.

Estes textos são a inspiração de vários teólogos
sobre "O Livro Erudito e Sagrado" " A Bíblia"
Pesquisas JC.

** A Ressurreição de Jesus - Entrar na Página **
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" O Batismo de Jesus Cristo "





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** Quando Vamos Viver a Vontade do "Deus" "Pai" ? **
** Rock prá ninguém por defeito **


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